O objetivo do Simples Concursos é igual a uma das principais características das comunicações oficiais: passar o máximo de informações com o mínimo de palavras. ;) O assunto de hoje é lógica proposicional. Primeiro quero deixar claro que não sou professora, sou uma concursanda assim como você e nessa caminhada pesquisei tantos, mas tantos conteúdos que decidi compartilhar os mais relevantes, de qualidade e principalmente os que são explicados de uma maneira simples. Afinal, gastamos muito tempo garimpando bons materiais neste mundaréu que é a internet não é?! Bora Lá ?!
Pra começar é importante que se nunca teve contato com a matéria ou tem alguma dúvida sobre o assunto veja vídeos sobre . Já vi muitos, pesquisei bastante e o que mais traz o conteúdo de maneira rápida e simples é do Profº Dani :
Lógica Proposicional
Proposição é toda sentença que possa receber um valor lógico. Ou seja, podemos classificá-la como Falsa ou Verdadeira. Para ligar as proposições usamos 5 conectivos e quando ligamos 2 sentenças a proposição deixa de ser simples e torna-se composta.
São 5 os conectivos lógicos que ligam as proposições simples: conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional e bicondicional.
- Conjunção. "E" Representada pelo símbolo : /\
Traz a ideia da simultaneidade , ou seja quando todos valores das proposições forem Verdadeiros, resultará em valor verdadeiro ( o restante será falso). Veja na tabela:
- Disjunção "OU": V
A ideia do da disjunção é de pelo menos 1, ou seja, resultará em valor verdadeiro quando pelo menos 1 das proposições forem verdadeiras :
- Disjunção Exclusiva "OU...OU"
Traz a ideia do " Somente 1" , ou seja, quando somente 1 proposição for verdadeira, resultará em verdadeiro:
- Condicional " Se, então" →
A ideia da condicional é : " Vamos com Força e Fé" , calma, não se trata de discurso motivacional (rs). É só um mnemônico pra que você lembre que quando a primeira for verdadeira e a segunda for falsa o resultado lógico será Falso :
- Bicondicional
Na bicondicional quando todas as proposições forem iguais, o resultado será verdadeiro:
Relembrou ? Então, vamos às questões :)
Paulo, Ricardo e Sérgio fizeram as seguintes afirmações:
Paulo: eu sou advogado.
Ricardo: Paulo não é advogado.
Sérgio: A afirmação de Ricardo é falsa.
1) A respeito das afirmações ditas por eles, certamente, duas delas são verdadeiras.
R: Podemos resolver esta questão apenas testando os valores lógicos. Considerando que a afirmação de Paulo é verdadeira, a de Ricardo será falsa e a de Sérgio verdadeira; já se a afirmação de Paulo for falsa, a de Ricardo será verdadeira e a de Sérgio falsa. Como não sabemos qual das duas opções é a correta temos que trabalhar com as duas possibilidades e com isso não temos como garantir que duas delas são verdadeiras. Logo, afirmativa Errada.
2) Em lógica de proposições, denomina-se disjunção exclusiva de duas proposições p e q a proposição representada por "p ou q" cujo valor lógico é a falsidade (F), quando os valores lógicos das proposições p e q são ambos falsos ou ambos verdadeiros, e o valor lógico é a verdade (V), nos demais casos.
R: Independente da quantidade de “ou” que apareçam na proposição, a definição proposta na questão é a da disjunção exclusiva. Lembram da ideia do "Somente 1 " ? Questão Correta.
3) A sentença “Quem é o maior defensor de um Estado não intervencionista, que permite que as
leis de mercado sejam as únicas leis reguladoras da economia na sociedade: o presidente do
Banco Central ou o ministro da Fazenda?” é uma proposição composta que pode ser corretamente
representada na forma (PvQ) /\ R, em que P, Q e R são proposições simples convenientemente
escolhidas.
R: Não se assuste com o tamanho das proposições, pois o conceito será sempre o mesmo. A afirmativa foi representada desta forma: (o presidente do Banco Central ou o ministro da Fazenda) e Quem é o maior defensor de um Estado não intervencionista, que permite que as leis de mercado sejam as únicas leis reguladoras da economia na sociedade. Concorda que não faz sentido ? A sentença que é uma pergunta não pode ser considerada uma proposição, já que não podemos atribuir valor lógico. Logo, questão Errada.
obrigada por compartilhar, me ajudou muito.
ResponderExcluirNão deu para entender muita coisa. explicação muito rasa e superficial.
ResponderExcluir