Tipologia Textual
Dissertar é defender um ponto de vista, uma tese embasada em argumentos.
Narrar é contar um fato com personagens interagindo em determinado tempo e espaço.
Descrever é dar os detalhes, funciona como elemento fundamental dentro do texto narrativo.
Explicar é por exemplo dizer como determinada coisa funciona.
O texto dissertativo pode ser ainda explicativo ou argumentativo. No texto dissertativo argumentativo há a intenção de persuadir o leitor com base em argumentos. Já no texto explicativo (objetivo), o foco é a exposição de ideias, informações, conceitos sem necessariamente tentar convencer o leitor.
É importante ressaltar que um texto não necessariamente irá pertencer a apenas uma dessas tipologias textuais. Mas, para fins de concurso, temos que fazer uma análise objetiva e ver qual dessas caraterísticas citadas acima o texto apresenta de maneira mais forte e aparente. Nas questões é possível perceber isso, aliás amigo(a) concurseiro(a) , já devem ter te dito isso em algum momento, fazer questões e mais questões (se possível, todos os dias) é o caminho certo nesta jornada rumo a aprovação.
Vamos às questões :)
1) O texto pode ser classificado como narrativo, por apresentar a história da inserção das mulheres na força de trabalho.
R: Errado, o texto não traz características da narração, como sequência de fatos ou personagens. O texto traz argumentos relativos ao crescimento da participação da mulher na sociedade, portanto é dissertativo.
2) Por tratar de um conflito interior acerca da ética e da moral, o trecho acima é predominantemente dissertativo.
R: Errado, o texto traz elementos que são característicos do texto narrativo, bem como a presença de um personagem, a sequência de fatos, espaço, etc.
Existem várias formas de punição para aqueles que pratiquem assédio moral, podendo essa punição recair tanto no assediador, quanto na empresa empregadora que não coiba, ou que até mesmo incentive o assédio, como ocorre, por exemplo, no caso do assédio moral organizacional, decorrente de políticas corporativas. O empregador responde pelos danos morais causados à vítima que tenha sofrido assédio em seu estabelecimento, nos termos do artigo 932 do Código Civil. Em caso de condenação, cabe à justiça do trabalho fixar um valor de indenização, com o objetivo de reparar o dano. O assediador, por sua vez, poderá ser responsabilizado em diferentes esferas: na penal, estará sujeito à condenação por crimes de injúria e difamação, constrangimento e ameaça (artigos 139, 140, 146 e 147 do Código Penal); na trabalhista, correrá o risco de ser dispensado por justa causa (artigo 482 da Consolidação das Leis do Trabalho) e ainda por mau procedimento e ato lesivo à honra e à boa fama de qualquer pessoa; por fim, na esfera cível, poderá sofrer ação regressiva, movida pelo empregador que for condenado na justiça do trabalho ao pagamento de indenização por danos morais, em virtude de atos cometidos pelo empregado.
3)O texto classifica-se como expositivo, visto que, nele, é defendida, com base em argumentos, a punição daqueles que pratiquem assédio moral.
R: Errado, Trata-se de um texto dissertativo expositivo (objetivo) ou informativo. Nesse tipo de texto, o autor não emite opinião, limitando-se: a informar, explicar, definir ou apresentar o fato ao leitor com clareza, objetividade e impessoalidade.
4)Em relação ao texto acima, julgue os itens seguintes.
É correto afirmar, em razão da escolha das estruturas linguísticas, que o texto constitui uma narrativa.
R.Errado, pois o texto em questão possui estrutura dissertativa.
0 comentários:
Postar um comentário